Sunday, September 30, 2007

Dietas milagrosas, Dietas perigosas

A busca de um corpo perfeito em tempo de praia leva muitas mulheres a tomarem medidas extremas para vestir o bikini ou o vestido perfeito. Na maioria dos casos, as dietas ao longo do ano foram sempre interrompidas por festas sem fim e excepções desastrosas e diárias. Chegam à Primavera ou mesmo ao início do Verão com uma urgência enorme e não aí os fins justificam todos os meios.

As dietas milagrosas de perder 10Kgs numa semana, de excluir alimentos essenciais do dia a dia ou mesmo de jejuar dias a fim são verdadeiros atentados à nossa saúde. Uma perda de peso rápida só tem mesmo resultado naquele momento, porque as consequências a longo prazo são de um verdadeiro efeito iô-iô que vai dificultar cada vez mais a perda de peso com uma dieta normal.

O nosso corpo funciona como uma máquina, necessita de combustível e quando este nos é retirado, trabalha nas condições mínimas para se manter baixando todas as funções que são desnecessárias. O que sofre mais com essas dietas extremas é o metabolismo, ou seja, os gastos do corpo em repouso. Se o corpo está em constante privação vai gastar apenas o necessário para se manter e poupar tudo quanto tenha, quer isso dizer que vai recorrer sempre aos combustíveis mais fáceis (glicogénio hepático e muscular enquanto há e tecido muscular proteico) e armazenar tanto quanto possa para aguentar mais tempo (gordura corporal pois mantém a temperatura mas é difícil de utilizar para dar energia).

Penso que é fácil avaliarem as consequências dessas dietas:

  • Cada vez gastamos menos calorias em repouso logo cada vez teremos de comer menos para não engordar;
  • Também temos de gastar mais para induzir um défice e assim perder peso;

Existem várias soluções, sinceramente cada uma mais estrambólica que a outra, só para enumerar algumas:

Dieta da Lua

Esta é a mais “espacial” de todas. Consiste em andar com um calendário lunar no bolso (é a ferramenta de estudo claro) e nos dias em que a fase da lua muda só podemos beber líquidos: sumos, tisanas, chás, águas.

Dieta da Sopa

Esta é a mais cheirosa! Consiste em comer durante alguns dias apenas uma sopa confeccionada com uma série de legumes, dos quais se destaca o aipo que deita o seu cheiro característico e faz com que muita gente não o suporte após essa operação “Sopa”. Dura pouco tempo, normalmente 1 semana, e com a sopa há um alimento por dia que se pode comer na quantidade desejada.

Dieta da Seiva

Não é bem uma dieta, porque não é suposto comer mas sim beber água com um xarope de seiva durante 3 a 5 dias.

Dieta do Ananás, Dieta da Maçã, Dieta da Bolacha

Há muitas assim, até já há dieta do chocolate. Acho que percebem aonde vai dar… Se alguma marca pegar numa iniciativa destas vai ziplicar as vendas num dia. Já estou a ver: Dieta Big Mac!

Dieta do Tipo Sanguíneo versus Dieta dos Genes

Existem apenas 4 tipos sanguíneos (excluindo a designação Rh), não creio que possa haver muita variedade para tantos milhões de pessoas. Agora, é verdade que cada um de nós tem um património genético único e acredito plenamente que alguns de nós possamos ter intolerâncias e reacções menos positivas a alguns alimentos.

Não se pode dizer que uma dieta do tipo sanguíneo tenha especificidade genética portanto…

Existem já algumas clínicas em Portugal (Persona, York) que fazem uma análise ás intolerâncias, alergias e outras aos alimentos de cada indivíduo. Embora não seja propriamente uma dieta porque o mesmo apenas tem de excluir os alimentos problemáticos, é melhor do que andar a dizer que os indivíduos do tipo de sangue A devem comer muita carne e poucas massas.

Dieta do Jejum

Não é dieta nenhuma, consiste apenas em não comer nem beber nada durante os dias (enfim) que se aguentar.



Principais efeitos negativos destas dietas:

  • Perda de massa muscular (por serem hipocalóricas e muitas também hipoproteicas);
  • Quebra drástica do metabolismo;
  • Redução da função imunitária, menos capacidade para resistir à doença;
  • Riscos de perda de massa óssea;
  • Desiquilibrio metabólico devido à degradação do tecido muscular e má compensação energética (a pior de todas é a cetose metabólica);
  • Falta de energia;
  • Alterações da memória, da concentração e da atenção;
  • Frequentemente alterações no sono.

Chegam?



3 comments:

Anonymous said...

Dra. Filipa,

Adorei esse artigo por que sou viciada em dietas milagrosas, e nao sabia que poderiam ser tao perigosas..nunca mais.
muito obrigada

Ludimila
Rio Grande do Sul

Anonymous said...

Realmente muito interessante, estou de boca aberta com essas dietas, como a gente se deixa levar pelas revistas femininas que só falam bobagens.
obrigada por esclarecer isso na minha cabeça.

Maria Silva
Juiz de Fora

Anonymous said...

eu já sou avoada se fizer a dieta da lua, aonde vou parar?
hahaha
amei, muito interessante.
obrigada Dra.Filipa.

Joana Lima
Rio de Janeiro- RJ