Thursday, December 6, 2007

Os 7 melhores!

Os 7 melhores alimentos para emagrecer




Existem muitos alimentos que sabotam a nossa dieta e nos impedem de perder gordura, além disso tornam a dura batalha de os evitar numa tortura psicológica que pode ser difícil de aguentar. Mas também existem alimentos que nos ajudam a emagrecer e a aguentar a dieta.




Aveia (oatmeal)




A aveia é um cereal muito nutritivo, perfeito para qualquer pequeno-almoço mas especialmente para quem quer emagrecer. É rica em hidratos de carbono complexos, tem pouquíssimo açúcar e muita fibra. Ou seja, é o cereal perfeito para quem precisa de um pequeno-almoço que sacie, permita um nível de açúcar sanguíneo estável e melhore a nossa função metabólica.




Sugestão: Misture a aveia com iogurte magro e fruta fresca mais algumas amêndoas ou nozes. Consegue assim: hidratos de carbono, proteína, antioxidantes e gorduras saudáveis. A melhor maneira de começar o dia em dieta.




Toranja (Grapefruit)




A toranja é uma fruta pouco calórica rica em narangina, um flavonóide que não só ajuda na perda de gordura como potencia a acção dos estimulantes (cafeína) duplicando a sua acção termogénica, ou seja, favorece em tudo a perda de gordura.




Sugestão: para evitar o sabor amargo, descasquem tirando também a película branca. Polvilhem com adoçante em pó.




Suplemento de proteína do soro de leite




A proteína de elevado valor biológico como a do soro de leite fornece todos os aminoácidos essenciais, sobretudo os de cadeia ramificada, pelo que promove a síntese proteica permitindo manter a massa magra ou mesmo promover o seu aumento. Trata-se por isso de uma vantagem metabólica, o corpo irá gastar mais calorias em repouso se conseguir manter a massa muscular. Além disso, fornece imunoglobulinas promovendo assim a função imunitária. Pelo facto de ser pouco calórico mas ainda assim saboroso, um batido pode ser a melhor alternativa para quando apetece um doce em dieta.




Sugestão: substitua 1 a 3 refeições por um batido se não puder escolher qualquer outra fonte proteica de qualidade sendo que no pós-treino é sempre essencial para fornecer os aminoácidos necessários à recuperação. Escolha um sabor que aprecie, por exemplo o chocolate, se tem desejos de alguns alimentos, assim pode ter uma alternativa saborosa sem prejudicar a dieta.




Vegetais




Um dos problemas da dieta de emagrecimento é a restrição sucessiva dos hidratos de carbono amiláceos, tornando o nosso prato cada vez mais vazio e menos saciante. Os vegetais preenchem esse espaço e graças ao aporte de fibra, saciam a fome e têm muito menos calorias do que o arroz, massa, etc. A outra vantagem é a sua riqueza em micronutrientes com uma acção protectora contra doenças crónicas, sobretudo antioxidante.




Sugestão: varie tanto quanto possível os seus vegetais. Alterne entre saladas frescas, legumes cozidos e sopa, dentro destas formas pode incluir legumes folhosos (alface, agrião, espinafres), frutos da horta ricos em carotenos (tomate, pimentos), crucíferas ricas em indóis (couves várias) e muitos outros de sabor e riqueza nutricional variada.




Peixe




O peixe é uma fonte proteica de alto valor biológico como a carne. Contudo, ao invés de gordura saturada fornece ácidos gordos polinsaturados, sobretudo da família dos ómega 3, que são essenciais à produção de hormonas e têm funções anti-inflamatórias e anti-trombóticas. Além disso, ajudam a controlar a gordura corporal pelo que o peixe se torna uma alternativa proteica mais saudável.




Sugestão: Coma peixe pelo menos 3 vezes por semana mas idealmente 1x por dia. Procure comer peixe gordo como salmão, sardinha ou cavala pelo menos 4x por semana. O atum ao natural é a forma mais fácil de inserir peixe na dieta mas procure comer também comer peixe fresco.




Oleoginosas (amêndoas, amendoins, nozes)




Estes frutos secos são ricos em ácidos gordos essenciais mas também em minerais pelo que se tornam um bom petisco se forem consumidos com a devida moderação.




Sugestão: coma 20 a 40g por dia mas apenas dos não salgados. Evite os de lata e procure separar logo a porção exacta para não cair na tentação de abusar.




Água




A água é o nutriente vital do organismo, constitui 60-70% do nosso corpo e participa em várias reacções bioquímicas essenciais à vida. Além disso, beber um copo de água pode reduzir ou atrasar a fome.




Sugestão: Beba 8 a 10 copos de água por dia mais 1 a 2 copos por cada 30minutos de actividade física.

1 comment:

Anonymous said...

Oi Filipa!

Esse post foi maravilhoso.
Nada como comermos saudavelmente e com consciência dos benefícios que cada alimento está nos trazendo.
Muito bom mesmo!